News

Você precisa abandonar Deus para encontrar Deus

(RNS) — Muitas pessoas desistem da religião quando o que realmente precisam fazer é mudar sua imagem de Deus e como se relacionam com ele. Muitas pessoas, quando crescem, desistem do Deus que aprenderam quando crianças. O que elas realmente precisam fazer é pensar em Deus de uma forma mais madura.

Isso pode ser uma crise de fé para muitas pessoas, especialmente jovens que não conseguem mais se relacionar com o Deus que aprenderam quando crianças. Muitas vezes, os padres dizem a eles que isso é uma tentação. Eles são instruídos a ter mais fé. Agarrar-se ao seu Deus e não deixá-lo ir.

Na verdade, quando alguém está passando por uma crise de fé, pode ser que precise deixar sua antiga imagem de Deus por uma nova. Precisamos mudar nossa compreensão de Deus conforme amadurecemos, assim como precisamos mudar nossa compreensão de nossos pais conforme amadurecemos.

Psicólogos, como Erik Erikson, nos ensinam que os humanos passam por estágios de desenvolvimento à medida que amadurecem. Os grandes místicos católicos ensinaram a mesma coisa por séculos quando escreveram sobre os caminhos purgativos, contemplativos e unitivos. Mais recentemente, escritores espirituais como James Fowler usaram a psicologia moderna para enriquecer nossa compreensão do desenvolvimento espiritual.

Minha própria visão simplificada do desenvolvimento espiritual tem três estágios: afastar-se do pecado, a prática da virtude e ser abraçado pelo amor de Deus. Esses estágios não são compartimentos herméticos, mas mais uma questão de ênfase. Todas as nossas vidas envolvem afastar-se do pecado e praticar a virtude, mas a ênfase será diferente à medida que amadurecemos.



Muitos dos maiores santos foram, primeiro, grandes pecadores. Eles tiveram que passar por uma conversão, rejeitar o pecado, fazer penitência e aceitar a misericórdia de Deus. Muitos ministros cristãos colocam grande ênfase nesse processo, focando no pecado e na necessidade de conversão em suas pregações. Seu Deus é um legislador e juiz e, às vezes, até mesmo um policial. A ira de Deus cairá sobre os pecadores, mas sua misericórdia virá para aqueles que se afastam do pecado.

Pentecostais, batistas e católicos conservadores são bons em desafiar pecadores e chamá-los ao arrependimento. Essa abordagem pode ser especialmente bem-sucedida ao lidar com prisioneiros e pessoas com vícios.

(Imagem de D Casp/Pixabay/Creative Commons)

Saber que Deus está observando também pode impedir que cristãos comuns caiam em pecado. O medo de ser pego e punido impede muitas pessoas de fazerem coisas erradas. Somos como crianças que se comportam porque não querem ser espancadas.

A vida de oração de uma pessoa neste estágio de desenvolvimento é toda sobre contrição, reconhecendo que somos pecadores e dizendo que estamos arrependidos. Se ouvirmos a parábola do filho pródigo, nos identificamos com o filho pródigo e seu irmão, e como somos como eles. Passamos muito tempo examinando nossa consciência e listando todos os pecados que cometemos na confissão.

Nesse estágio, Deus pode às vezes parecer arbitrário e vingativo. Quando eu era criança, na década de 1950, nos ensinaram que era pecado mortal comer carne na sexta-feira ou faltar à missa no domingo. Diziam aos adolescentes que eles iriam para o inferno se tivessem um “pensamento sujo”. Diziam às esposas que ficassem com seus maridos, mesmo em casos de abuso.

Para muitos, parecia absurdo queimar no inferno ao lado de Hitler por comer um hambúrguer na sexta-feira. Este era um Deus que poderia ser facilmente rejeitado.

Em algum momento após se afastar do pecado sério, um cristão precisa mudar de um foco no pecado para um foco na prática da virtude. Se você não é mais um grande pecador, é hora de mudar do negativo para o positivo. Precisamos mudar de “Como posso parar de pecar?” para “Como posso ser um cristão melhor?” A escrupulosidade é um sinal claro de que é hora de seguir em frente.

Neste segundo estágio do desenvolvimento espiritual, Deus não é tanto um juiz, mas um treinador. Pedimos a ele ajuda para sermos cristãos melhores. Ele nos impele a uma virtude cada vez maior. Quando oramos e lemos os Evangelhos, não nos concentramos no pecado, mas em Jesus como a pessoa que queremos seguir e imitar. “O que posso fazer pelo Senhor?” “Como posso ser melhor?”

A maioria dos cristãos passa a maior parte de suas vidas neste estágio de desenvolvimento espiritual. Não somos grandes pecadores, mas também não somos santos que praticam as virtudes perfeitamente. Tentamos ser melhores, mas frequentemente falhamos. Não oramos bem, não amamos tanto quanto deveríamos, lutamos e parece que não melhoramos.

Isso pode ficar cansativo depois de um tempo. O treinador quer que corramos mais rápido, mas sabemos que nunca ganharemos uma medalha de ouro. Começamos a nos ressentir do treinador por pedir demais de nós.

Neste estágio de desenvolvimento, somos como um adolescente tentando ganhar o amor de alguém com as roupas, penteado, maquiagem, conversa e mídia social perfeitos. Estamos olhando no espelho o tempo todo, não para a pessoa com quem estamos. Ao sermos bons, achamos que ganharemos o amor de Deus.

No terceiro estágio do desenvolvimento espiritual, não nos concentramos em nós mesmos, mas em Deus. Olhamos menos para o filho pródigo e seu irmão do que para seu pai. Muitos estudiosos das Escrituras chamam a história de parábola do pai pródigo por causa do amor que ele derrama sobre seus filhos.



Quando olhamos para Jesus nos Evangelhos, vemos alguém que não apenas nos dirá para parar de pecar e segui-lo. Em vez disso, ele é alguém que é maravilhoso e que nos fala sobre seu Pai, que é amoroso e compassivo. Neste estágio de desenvolvimento, não estamos procurando por pecado ou maneiras de sermos melhores; estamos olhando para as Escrituras para aprender o quão incrível e maravilhoso Deus é.

Às vezes penso que o ato de fé mais difícil não é acreditar em um dogma específico, mas acreditar que Deus nos ama incondicionalmente, que acima, atrás e no universo existe um Deus benevolente.

Em cada estágio do desenvolvimento espiritual, nossa vida de oração é diferente. No primeiro estágio, é principalmente contrição (sinto muito), no segundo estágio, é principalmente petição (me ajude) e no terceiro estágio, é principalmente ação de graças e adoração (você é incrível).

Para realmente nos apaixonarmos, precisamos esquecer de nós mesmos e focar na pessoa à nossa frente. Deus é incrível e agradecemos a ele por tudo o que ele fez por nós. No estágio final do desenvolvimento espiritual, nos apaixonamos. Não somos bons por medo ou para ganhar o amor de Deus; somos amorosos e gentis porque Deus nos amou primeiro.

Source link

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button